Home

COMO SER MAÇOM?

 

Visite: Como estudar Maçonaria
             
Aprendizado Maçônico  
             
Como Afiliar-se?

       Muitas pessoas possuem o desejo enorme em seus corações de ingressarem na sublime Instituição Maçônica. No entanto desconhecem as possibilidades concretas de iniciação na Maçonaria. O Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas orienta ao "verdadeiro buscador" que, antes de seguir os conselhos abaixo elencados, procure estudar profundamente a Maçonaria. Somente assim poderá chegar próximo da certeza de que a filosofia da Maçonaria Universal é aquilo que realmente deseja. Para tanto, o I.'. P.'. E.'. P.'. oferece a você a oportunidade verdadeira de estudar Maçonaria, por meio de "Pergaminhos" periódicos. Este método de estudo já é praticado por muitos que já são Maçons. Além disso, para aquele Afiliado que se demonstrar afinco aos estudos, o I.'. P.'. E.'. P.'. poderá indicá-lo ao processo de sindicância em alguma Potência (Instituição) Maçônica de seu Estado ou País, para que possa ser Iniciado em Loja. Vale dizer, entretanto, que ficará a critério da Instituição analisá-lo e aprová-lo para a Iniciação, haja vista que a Loja e seus Mestres são soberanos em suas decisões.

Para saber mais sobre a metodologia de estudos clique aqui.

Caso ainda você não tenha sido Iniciado em Loja, vale ressaltar que, quando você for Maçom, terá de exercer atividades práticas e periódicas, e dedicar um tempo para freqüentar a Loja em que ingressar.

Abaixo os conselhos para aqueles que desejam ingressar na Maçonaria:

    1) Primeiramente é preciso perguntar para si mesmo, porque você quer entrar para a Maçonaria. Além disso, é preciso ser crente em Deus; ser homem Livre e de Bons Costumes.

   3) Leia tudo o que puder sobre Maçonaria. Se possível faça um curso sobre a filosofia e simbolismo maçônicos, com estudo específico e concatenado, direcionado à verdadeira Maçonaria.

   4) Busque conhecer e se aproximar dos Maçons da sua cidade, do bairro em que você mora. Em conversa informal com um Maçom amigo ou conhecido, dê a entender o seu interesse pela Maçonaria e ouça com atenção o que ele disser.

    5) Aguarde alguns dias e vá novamente conversar com aquele Maçom sobre o mesmo assunto. Se tiver liberdade, pergunte se ele conversou com outros Maçons sobre o seu interesse e como foi a receptividade.

    6) Estando tudo em ordem, você será convidado a apresentar à Loja maçônica alguns documentos fundamentais (RG, CIC, fotografias, comprovante de residência, etc.) e aguardar novo contato, no qual você será entrevistado. Somente então seu ingresso poderá ser franqueado.

    7) Além disso, caso não conheça nenhum Maçom, mas já é Afiliado ao Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas, envie um e-mail manifestando sua vontade de ser Iniciado em Loja, pois, como já dito anteriormente, aquele Afiliado que se demonstra afinco aos estudos, o I.'. P.'. E.'. P.'. poderá indicá-lo em alguma Potência (Instituição) Maçônica de seu Estado ou País, para que possa ser Iniciado em Loja. No entanto, ficará a critério da Instituição analisá-lo e aprová-lo para a Iniciação.

 


Visite: Como estudar Maçonaria
             
Aprendizado Maçônico  
              Como Afiliar-se

Voltar a página principal

Editora Maçônica Brasileira
Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas