O SEGREDO DA MAÇONARIA 
Voltar à página principal
Visite:
Aprendizado Maçônico  
             
Como Afiliar-se
              Como ser Maçom?
              Grupo de Estudos

 

O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa nos diz: "Maçonaria - Sociedade parcialmente secreta, cujo objetivo principal é desenvolver o princípio de fraternidade e da filantropia; associação de pedreiros-livres, Franco-maçonaria".

A esta definição acrescentamos:
Trata-se de uma sociedade Iniciática exclusiva para Homens cujo objetivo consiste, unicamente, em ajudá-los e dar-lhes acesso à Iniciação e aos Conhecimentos que, mais do que nunca, o Homem tem necessidade para continuar a edificação do seu Templo interior, isto é, descobrir o seu "Eu" oculto, e continuar a edificação de seu Templo exterior - e preparar o advento de uma sociedade mais humana e mais esclarecida.

E o segredo? Existe ou não? Se existe, que mistério é esse que a Maçonaria esconde?
A Maçonaria Universal não é, dentro da realidade atual, uma Sociedade SECRETA e sim uma Sociedade DISCRETA, pois se entende que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. Há, realmente, uma grande diferença entre estes dois conceitos. Como SECRETA dever-se-ia entender que se esconde na Maçonaria algo que não pode ser revelado.

O que acontece é que a Maçonaria Universal conserva como princípio e tradição a sua maneira própria de agir, o uso de iniciação Ritualística, a Simbologia universal de suas práticas espiritualísticas, alguns de seus estudos, e o caráter de organização restrita a seus membros. A Maçonaria não combate qualquer religião, mas não aceita a bruxaria, o fanatismo e a superstição.

A Maçonaria faz sacrifícios ou tem parte com o diabo?
Não, estas mentiras foram inventadas na Idade Média por setores tiranos da Igreja na época da Inquisição, com o intuito de colocar o povo oprimido contra a Maçonaria, a única organização que o protegia das perseguições do clero.

Desde sua origem, proclama a existência de um Princípio Criador, DEUS, sob a denominação de Grande Arquiteto do Universo.
É espiritualista; acredita na imortalidade da Alma e condena a discussão sectária de natureza política ou religiosa. Procurando unir a espécie humana pelos laços do amor fraternal, a Maçonaria cumpre a lei básica de qualquer credo religioso válido:
" Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo" -
MATEUS 22:39 e LEVÍTICO 19:18

A Maçonaria é acessível aos homens de todas as classes, crenças religiosas e convicções políticas, excluídas aquelas que privam o indivíduo da liberdade de consciência e exijam incondicional submissão a seus chefes, é contra o fanatismo, a bruxaria e as superstição.

Veja Também:   Como ser Maçom?


INSTITUTO PARAMAÇÔNICO DE ESTUDOS E PESQUISAS

Caixa Postal 251